PACO RABANNE
Nascido Francisco Rabaneda y Cuervo, na região basca da Espanha em 18 de fevereiro de 1934, Paco Rabanne mudou-se ainda jovem para França, onde cursou arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, e adentrou no mundo da alta-costura pela produção de botões em grifes como Dior, Givenchy e Nina Ricci. Em seguida, revolucionou a moda da época com seus bordados e formas geométricas, além dos sapatos desenhados com exclusividade para Charles Jourdan e das gravatas idealizadas por Pierre Cardin.
Já nos anos 60, Paco Rabanne torna-se independente e passa a criar peças próprias de vestuário, quebrando paradigmas ao utilizar materiais contemporâneos. Em julho de 1964 sagrou-se como o primeiro estilista a escolher modelos negras para desfilar sua coleção nas passarelas. A projeção veio com o vestido futurista desenhado para Jane Fonda em “Barbarella”. A atriz, em companhia das colegas Brigitte Bardot, Audrey Hepburn e Ursula Andrews, integraram o grupo de famosas que vestiam suas criações.
Após Paco Rabanne estabelecer-se no universo da moda, ampliou sua área de atuação ao lançar Calandre, o primeiro de muitos perfumes bem sucedidos de sua marca, que causou alvoroço pela utilização da nota de Chipre em um momento em que a perfumaria apostava em acordes mais cítricos. Na década de 1980, a grife se projetou internacionalmente e ganhou ainda mais reconhecimento para sua linha aromática.
Após um hiato de quatorze anos, o ressurgimento da grife Paco Rabanne se dá em 2016, com uma loja âncora moderna e luxuosa em Paris.
Hoje em dia a marca continua muito forte com seus perfumes, relógios e óculos. Inovação e ousadia são registros presentes em suas fragrâncias, das quais o Eau de Toilette 1 Million de Paco Rabanne Masculino é o mais vendido no Brasil.